BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta segunda-feira (18)

Análise do debate dos candidatos a prefeito de Cabo Frio; Dudu de Nardinho no PHS; Prefeito de Búzios leva mais duas condenações; CPI dos Materiais da Construção vira Ação Civil Pública em Iguaba; Ninguém consegue falar com a prefeita de Araruama; E muito mais...


DEBATE DOS CANDIDATOS

O debate da InterTV, realizada na noite de último domingo (17), reuniu todos os seis candidatos a prefeito de Cabo Frio, na eleição suplementar. O destaque foi Rafael Peçanha (PDT), que respondeu a todos os questionamentos com propriedade e desenvoltura, apesar da ser a primeira vez que ele participa de um debate político televisivo, entretanto, foi disparado o melhor. Sereno, firme e com conteúdo.  Outro que soube tirar bom proveito é Leandro Cunha do PSOL, o que surpreendeu. Adriano (Rede) estava muito nervoso, o que acabou o atrapalhando para expressar as ideias, mas soube se defender das tentativas dos adversários de colarem Alair nele. Cristiane Fernandes (PSDB) parecia fechamento de Marquinho Mendes (MDB), numa troca de passes e gentilezas. Aliás, na manhã desta segunda-feira (18), não se falou em outra coisa nas ruas da cidade e nas redes sociais. Já o MM, com a experiência que tem, soube usar o tempo para atacar (Adriano) e se projetar, sempre que podia. Carlão (PHS), pouco expressivo. A verdade é que debate não agradou muito aos eleitores de Cabo Frio. Primeiro pelo horário, após a apresentação do Fantástico, ou seja, muito tarde. Segundo porque não prestou ao papel dele, que era fazer os candidatos debaterem as ideias, mostrando o que pensam ao eleitorado, fazendo os duvidosos se decidirem, quanto a quem votar. Foram muitos ataques e pouco tempo para as respostas.

 

ENTREVISTA REMARCADA

Leandro Cunha do PSOL seria o candidato a prefeito de Cabo Frio entrevistado no projeto #15MinutosNoRC, do RC24h. Mas ele não compareceu, apesar de ter confirmado com a equipe do portal. A entrevista foi remarcada para a quinta-feira (21), às 14h. Nesta terça-feira (19), quem vai apresentar as propostas e ideias é o ex-prefeito Marquinho Mendes, às 14h.

 

 

ALAGAMENTOS EM CABO FRIO

A chuva da noite de domingo (17) e madrugada de segunda-feira (18) foi ruim para Marquinho Mendes, já que a cidade apresentou os mesmos problemas de anos atrás. Nesta manhã, nas redes sociais, os memes invadiram as redes sociais, assim como as fotos de ruas alagadas pela cidade toda. Além disso, a chuvarada cria dificuldades para as caminhadas políticas na última semana de campanha, dando uma desmobilizada na militância.

 

MARINA SILVA EM CABO FRIO

Na quinta-feira (21), Marina Silva – presidente da Rede e pré-candidata à presidência da república – estará em Cabo Frio para dar aquela força à candidatura de Dr. Adriano. Ela concederá entrevista coletiva à imprensa às 19h e participará de reunião do candidato da Rede às 20h. Os locais onde serão os dois eventos ainda será definido.

 

 

 

EMBARCANDO NO PHS

Dudu de Nardinho saiu do PP e foi para o PHS. A filiação ocorreu na última sexta-feira (15), na sede do partido em São João de Meriti. Agora Dudu vai presidir o diretório do PHS em Arraial do Cabo, com objetivo de fortalecer o partido na cidade. Na foto: Dr. Joao, presidente estadual do PHS, e o vice-prefeito de São João de Meriti, Gelson Azevedo.

 

 

MAIS UMA CONDENAÇÃO

O juiz titular da 2ª Vara de Búzios, Raphael Baddini de Queiroz Campos, condenou o prefeito André Granado por improbidade administrativa. Não só isso, o magistrado determinou que o chefe do Executivo deixe o cargo e "pague multa de 50 (cinquenta) vezes o valor da última remuneração percebida pelo agente na função pública de Prefeito do Município de Armação dos Búzios, devidamente corrigida monetariamente, dado o relevo dos valores envolvidos no caso e o extremo potencial lesivo da conduta comprovada nestes autos". Além disso, Granado levou cinco anos de inelegibilidade e está proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos. A condenação é referente ao Processo nº 0005552-13.2014.8.19.0078, em que o prefeito buziano é acusado de publicar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA) diferente da que foi aprovada pela Câmara de Vereadores, em 2013. A sentença saiu no último dia 14 e como é de primeira instância, cabe recurso.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

Ainda sobre o prefeito de Búzios... Granado também foi condenado no Processo No 0004983-12.2014.8.19.0078, por descumprir a Lei de Acesso à Informação. Desta forma, a justiça quer que o chefe do Executivo promova os atos necessários para cumprir as medidas determinadas, que são: “atualização em tempo real, demonstrada a cada 45 dias do Portal de Transparência; e a criação, no prazo de 90 (noventa) dias, do Serviço de Acesso às Informações Públicas ao cidadão, em local e condições apropriadas, visando atender e orientar o público quanto ao acesso a informações, bem como informar sobre a tramitação de documentos e protocolizar requerimentos de acesso a informações, conforme determina o artigo 9º, I, Lei nº 12.527/2011”.

 

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

O Ministério Público propôs Ação Civil Pública por atos de improbidade administrativa com pedido cautelar, baseada nos documentos e provas colhidas na CPI dos Materiais de Construção da Câmara de Iguaba Grande. Seis pessoas, duas empresas e o município iguabense estão arrolados. A Ação Civil Pública trata sobre graves irregularidades apuradas no procedimento licitatório n° 466/2015, cujo objeto era a aquisição de grande volume de materiais da construção nos anos de 2016 e 2017. Inclusive o MP pede o imediato afastamento de todos os envolvidos e tem vários secretários entre eles. A notícia da ação do MP explodiu na cidade na última sexta-feira.  A turma da Praça Edila Pinheiro já está comentando que, assim como a CPI das Quentinhas, vai dar ruim para o governo, mas desta vez a ex-prefeita Grasiella não será arrolada, mas tem secretário arrancando os cabelos em Iguaba.

 

 

 

 

ROMÁRIO NA REGIÃO DOS LAGOS

O senador e pré-candidato ao governo do Estado, Romário, esteve em Iguaba Grande no fim de semana, onde participou da festa de aniversário do advogado e pré-candidato a deputado federal, Pedro Canellas. O evento reuniu diversas lideranças políticas da cidade, inclusive os vereadores Alexandre da Farmácia e Vantoil Martins. Aliás... há quem diga que o fechamento desta dupla para a eleição suplementar de Iguaba está forte. Alexandre tem tudo para compor com Vantoil, como vice. Na região, Romário aproveitou para visitar a Apae de Iguaba, Araruama, Cabo Frio e Búzios.

 

SAGA PARA FALAR COM A PREFEITA

Em Araruama crescem as reclamações sobre a dificuldade de falar com a prefeita Lívia. Não é de hoje que os cidadãos recorrem à internet para fazerem reclamações públicas sobre a recusa da chefe do Executivo em atender as pessoas. A última foi de artistas que realizam uma roda cultural às quintas-feiras na cidade. Porém, o local onde acontece o evento não tem iluminação e segurança. Por essa razão, eles querem ir para a Praça Antônio Raposo, mas para isso é necessária a autorização de Lívia. Os artistas tiveram o aval da secretária de Cultura, mas a prefeita não gostou nada da ideia e vetou. Na última quinta, a turma com uma caixinha de som foi para a praça, mas foi proibida pela Guarda Municipal de ficar no local. O problema é que falar com a chefe do Executivo é uma missão quase impossível. O comentário na Praça do Blindex é que se Lívia não atende nem os vereadores, quem dirá os artistas.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias